CJFNLs1.jpg

Introdução – A Mentalidade Invictus
Escrito por C.J. Martin

Invictus é mais do que um nome de academia; é uma mentalidade.

A palavra “Invictus” do latim significa “invicto”. Ela evoca força e coragem. Mas força e coragem aparecem de várias formas. A verdadeira força, coragem e fortaleza mental não estão confinadas a uma arena ou campo de batalha, mas servem como base de quem somos e como abordamos tarefas, obstáculos e oportunidades que a vida apresenta.

Meu avô me apresentou às palavras do poema poderoso de Henley. Para ele, Invictus foi um grito de guerra, um instrumento que lhe deu força e coragem para superar a violência horrível da guerra. Meu avô era um membro orgulhoso da Quarta Divisão de Combate da Marinha que invadiou o Sul do Pacífico durante a II Guerra Mundial. A divisão teve mais de 17.000 mortes em 13 meses, tomando Kwajalein, Saipan, Tinian e Iwo Jima. Sua unidade memorizou e recitou “Invictus” enquanto se preparava para os riscos desconhecidos que os aguardava em solo inimigo.

É fácil ficar animado lendo as palavras de “Invictus”. É fácil de ver essas palavras através da lente de um guerreiro entrando na batalha e precisando sentir a urgência da invencibilidade. Mas você também pode ver essas palavras vibrando através da mente de um paciente doente no hospital?

Talvez o verdadeiro poder de “Invictus” de Henley seja a sua aplicação ampla e variada. Para Henley, “Invictus” foi menos um grito de guerra e mais um manifesto que ele nunca permitiria que a sua alma fosse abalada – independente de quanto as circunstâncias fossem terríveis.

O autor de “Invictus”, William Ernest Henley, foi diagnosticado com tuberculose óssea com 12 anos e idade. Ele perdeu a perna esquerda devido à doença, e precisou ser hospitalizado frequentemente por mais de uma década. Quando a perna direita começou a adoecer e a amputação parecia ser a única solução, Henley lutou. Ele passou os três anos seguintes em uma cama de hospital, submetido a procedimentos experimentais para salvar a perna direita. Foi nessa época, acamado e frente à possiblidade de perder a sua perna remanescente, que Henley escreveu seu manifesto – “Invictus”.

Henley não era um guerreiro entrando na batalha; ele não era forte e destemido, prestes a correr um risco desconhecido. Ele estava cansado e fisicamente enfraquecido. Ele tinha sofrido anos de doença, dor e procedimentos médicos experimentais com esperança de simplesmente salva a sua perna remanescente. Mas quando Henley deveria estar no seu estado mais fraco, em seu momento de desespero, ele escreveu as palavras mais valentes e corajosas, afirmando que ele permaneceria “inconquistado”.

Eu sou o mestre do meu destino;

Eu sou o capitão da minha alma.

Esta é a mentalidade do bem-sucedido; isto é a verdadeira determinação mental. É fácil se sentir invencível, forte e corajoso antes de enfrentar um obstáculo. Mas a verdadeira fortaleza mental é revelada durante a pior provação, quando parece que nada está indo a seu favor e sem final à vista. A perspectiva e a resistência de um indivíduo nos piores momentos são a diferença entre aqueles que têm sucesso e aqueles que sucumbem. A mentalidade Invictus é então um compromisso de manter o controle de seu destino sem considerar os obstáculos e as dificuldades colocadas em seu caminho.

Deve ficar claro que uma mentalidade Invictus tem muitas aplicações mais importantes do que o desempenho atlético, mas poucas coisas na vida oferecem oportunidades mais acessíveis e tangíveis para testar essa mentalidade do que o modo de treinar e competir. Motivando-se ao máximo nos seus limites e testando os limites do potencial humano, os atletas Invictus enfrentam constantemente obstáculos aparentemente intransponíveis. Eles encontram diariamente, sofrimento temporário e auto imposto, e testam a capacidade de enfrentar esse sofrimento com uma mentalidade inconquistável. Eles se obrigam a fazer coisas que não querem fazer, quando eles menos querem fazer, e repetidamente afirmam que eles são fortes e capazes, mesmo quando o seu monólogo interno fala de forma diferente. Treinamento não é nada mais do que a preparação, não só para o sucesso competitivo, mas o mais importante, para os muitos desafios e oportunidades que a vida vai apresentar ao longo dos anos.

Este livro foi escrito para quem quer melhorar a determinação mental e autoconfiança. O propósito deste livro é fornecer a você alguma teoria básica e filosofia sobre resistência mental, bem como formas práticas para implementar essas ideias no seu treinamento.

Nas páginas a seguir, você encontrará uma coleção de artigos e ideias escritas por treinadores e atletas Invictus que explicam a mentalidade inconquistável que se tornou a assinatura do atleta Invictus. A fim de oferecer a você uma base estrutural para o condicionamento da sua mente, vamos primeiro analisar se a resistência mental pode ser aprendida, e depois abordar os cinco pilares básicos de determinação mental; definição de metas, visualização, diálogo interno positivo, controle de ânimo e autoconfiança. Finalmente, vamos revisar como integrar tudo para que você possa aplicar imediatamente este conhecimento para ajudar você levar a o seu jogo mental para um nível superior. Espero que estas palavras se identifiquem com você e forneçam orientação para ajudar você a se tornar invencível em tudo o que você fizer.

“The Invictus Mindset” eBook está disponível em português do Brasil! Clique aqui para comprar!

Sugestão de leitura adicional:

Por Que Alguns Atletas Lutam Em Competição

Você Está Comprometido?

Fracasso é Adubo

Subscribe
Notify me of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to Top