Failure is Fertilizer by Invictus Fitness

Fracasso é Adubo
Escrito por Nichole DeHart

Click here to read the English version originally posted on February 5, 2012. This post has been translated into Portuguese for our friends in Brazil.

“Fracasso é Adubo” – Eu pensei muito tempo sobre isto. Denis Waitley falou essas palavras no nosso recente campo de treino de atletas. Fracasso é adubo. Estas palavras realmente me marcaram. Primeiro, eu escrevi automaticamente com giz o ditado até uma realidade que eu já conhecia; ‘sim, sim, você aprende com a falha, etc. etc.’. Mas, logo após Dr. Waitley falar, eu não conseguia assimilar a frase. Qual o significado deste ditado que me deixou tão impressionada?

Bem, o adubo pode desempenhar um papel importante reabastecendo o solo pobre de nutrientes. Adubos orgânicos (como o estrume de galinha) são conhecidos por melhorar a vida e a produtividade do solo, melhorar até a absorção de nutrientes essenciais pelas plantas. O adubo pode ser muito importante para o crescimento e sucesso geral de uma planta. Da mesma forma, o nosso próprio fracasso pode ser usado como adubo. O fracasso tem um papel tão importante no nosso próprio desenvolvimento como o adubo tem no desenvolvimento de uma planta. O fracasso é essencial para o crescimento e sucesso absoluto em qualquer esforço realizado. Claro que isto só vale para aqueles que aceitam o fracasso pelo o que ele é – uma oportunidade de prosperar. Denis Waitley também levantou outro ponto quando disse “os vencedores se concentram nas recompensas, os perdedores se concentram nas faltas”. Como você vê um fracasso aparente? Negativamente, como uma falta cometida no jogo de possibilidade ou com otimismo?

Eu comecei a aplicar esta mentalidade na academia. Não em alguma sensação boa, ter um sorriso sempre no rosto, mas na minha mentalidade de como eu trato os meus treinos e os meus clientes. A primeira coisa que mudei imediatamente com esta nova perspectiva foi assumir riscos. Eu era geralmente conservadora nos treinos. Eu não permitia o menor risco porque eu me preocupava com as minhas reservas da energia para o resto do treino. Porém, após decidir assumir mais riscos (também incentivada pelo meu treinador), eu tive muitos benefícios. Em vez de manter o meu ritmo em um treino, eu me dedico mais do que nunca. Em vez de duvidar das minhas habilidades no treino, preocupada com o que aconteceria se eu não marcasse um novo recorde pessoal, eu vejo o treino com a perspectiva de tirar uma nova lição de como escutar o meu corpo, me motivar além do limite para romper a barreira e suportar mais uma repetição. Agora não é tão terrível perder um levantamento, é só mais uma chance de melhorar o padrão do meu movimento. Largar o exercício da barra no meio não significa que sou um fracasso, significa que terei mais chances de trabalhar o meu ritmo na barra. O bom é que esta abordagem funciona mesmo! Eu melhorei o meu desempenho e revigorei a minha atitude para o treino!

Recentemente eu li um provérbio chinês que continuou nutrindo a minha abordagem de assumir riscos. Ele dizia, “Não tenha medo de ir lentamente, tenha medo de ficar parado.” Isto evoca os mesmos sentimentos, como os perdedores que se concentram apenas nas faltas. Se esta é a sua mentalidade, então parecerá muito assustador assumir qualquer risco porque as faltas serão muitas. Por outro lado, o crescimento será sempre inatingível porque você se privou da chance de evoluir. Em vez disso, seja como Thomas Edison que, após cerca de 10.000 tentativas fracassadas para criar a lâmpada, disse o seguinte: “Eu não fracassei. Eu simplesmente descobri dez mil maneiras que não funcionavam.” Quantas oportunidades você acha que você teria se adotasse este lema?

Esta é a mentalidade que diferencia os atletas de elite dos demais, o modo de abordar suas próprias deficiências. Nenhum atleta de elite atingiu o ápice sem assumir riscos e enfrentar fracassos. O que eles fizeram com seus fracassos foi o que produziu seus sucessos.

Se você gostou deste artigo, não perca amanhã o lançamento de nosso primeiro eBook Português “A Mentalidade Invictus: Guia De Determinação Mental Para Atletas”. A versão em Português do “The Invictus Mindset” estará disponível para compra no nosso site. Obrigado pela leitura!

Subscribe
Notify me of
guest
37 Comments
newest
oldest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll to Top